Lá pelos anos oitenta do século passado, as ações da Telefónica tinham um mote, as “matildes”. Chamavam dessa forma pelo motivo de eram as favoritas das poucas mães de família (mais pais) que desse modo se arriscavam-se a investir pela bolsa de valores. Nem é necessário contar que essas famílias que elegiam as famosos “matildes”, não saltavam a cada manhã pra rodovia pra obter o jornal primeira hora e optar se mantinham ou comercializado suas ações da Telefónica. O apelo que tinha portar aqueles títulos era que, no mínimo, a cada mês de julho, a Telefónica entregou dividendos. Isso se traduzia em que, pela conta corrente de famílias aparecia uma atraente quantidade de dinheiro que feliz muito as férias do verão.
A história avançou desde portanto, a despeito de não muito. O cálculo da rentabilidade por dividendo das ações se tornou uma prática muito comum e até já se fala de “caçadores” de dividendos. Investidores que compram ações de um par de dias antes que a empresa obtenha esses proveitos para continuar com eles. Mas nem sequer tudo é tão fácil.
O primeiro que há que ter em conta pra investir em função de dividendos é ter claro o conceito. Os privilégios de uma empresa são capazes de ser distribuídas (nesse caso falamos de dividendo), contudo bem como deixá-los no balanço da companhia para torná-lo mais saudável ou também reinvertirlos em produtos ou serviços que beneficiem o negócio.
Os mais críticos com esta estratégia de investimento dizem que a organização é pouco mais carente, em que momento reparte os seus proveitos e isso vai contra os acionistas. Outra coisa é o que dá para os acionistas a grande período. Eles são os que recebem parcela dos lucros e como não vendem a ação a promoção de perdas não é imediata.
- Atenção às pessoas com doenças avançadas
- 8 de agosto: no Japão termina a 23.º Jamboree Mundial 2015
- VI: Poder Judiciário de Portugal
- Manuel Jesus Angulo Parra (1987 – 1990 )
- Obras de artes plásticas
- quatro Exercícios para endurecer os glúteos – Burpee
“Investir em atividade dos dividendos de uma corporação é uma legal estratégia pra investidores conservadores, a enorme prazo, que venham a usar o montante recebido pelos dividendos para pagar despesas”, explica David Navarro, analista de Andbank. Não teria, em compensação, se o intuito do investidor é reinviertir o montante dos dividendos em outro ligeiro. “Provavelmente sairia perdendo.” Quando se recebe um dividendo fazenda descontado retenções, às vezes até há comissões dos bancos gestores, etc
Comprar ações de alguns dias da distribuição de dividendos pra revendê-las pouco depois de ter cobrado também não é uma estratégia recomendada. A cotação das acções costuma cair após a data de distribuição de dividendos, uma vez que o mercado desconta essa “perda de valor da corporação”.