Os rios profundos, é o terceiro romance do escritor peruano José María Arguedas. De acordo com a crítica especializada, esta novela marcou o início da corrente neoindigenista, dado que apresentava pela primeira vez, uma leitura do defeito do índio a começar por uma visão mais próxima. Fama que ela vai falar sobre este tema com o escritor mexicano Juan Rulfo.
A maioria dos críticos concordam que essa novela é a obra-prima de Arguedas. 9.Oito VIII.- QUEBRADA HONDA. Os últimos anos da década de 1950 foram pra Arguedas muito férteis em termos de criação literária. O livro surgiu no momento em que o Indigenismo se encontrava em pleno andamento no Peru.
- Weiss, T. F., 1996. Cellular biophysics. London: The MIT Press
- Teatro Dias Gomes (Sindicato 2 Comerciários)
- Comentarios14
- Kai Nielson na Universidade de Western Ontario, “Deus, a Moralidade e o Mal” (1991)
O ministro da Educação da data, Luis E. Valcárcel, organizou o Museu de Cultura, faculdade que propiciou com muita decisão dos estudos indigenistas. Por outro lado, com a publicação de Os rios profundos iniciou-se um recurso irreversível de classificação da obra arguediana em tal grau no Peru como a nível continental.
A gênese do romance seria o conto “Warma kuyay” (que faz fração do livro de contos Água, publicado em 1935), um de cujos protagonistas é o piá Ernesto, inegavelmente o mesmo Ernesto Dos rios profundos. Um texto de Arguedas que apareceu publicado, em 1948, ante a maneira de relato autobiográfico (As Moradas, vol.
II, Nº 4, Lima, abril de 1948, pp. “As viagens”. Em 1950, Arguedas anunciou no ensaio “O romance e o defeito da expressão literária em Peru” a subsistência do projeto da novela. O impulso pra completar tua constituição surgiu anos depois, no ano de 1956, quando realizava um trabalho etnográfico de campo no vale do Mantaro. Não parou, por isso, ao vê-lo concluído. Alguns textos de estudo etnográfico foram aderidas ao relato, como a descrição etimológica do zumbayllu ou pião mágico. 70% da ação do romance se passa na cidade de Abancay, em quíchua Awancay. Cusco é uma cidade com pequenos bairros separados por pomares de serpa pinto, e com campos de canaviais que se estendem até o rio Pachachaca.
O rodeia a fazenda Patibamba, cujo padrão não vendia e, deste modo, a cidade não podia ampliar-se. Uma árvore peculiar de Abancay é o nativo pisonay, que pela primavera cheia de flores grandes e vermelhas. Tendo em conta que se trata de uma novela de corte autobiográfico, a época em que se passa o enredo é o decênio de 1920, ante o oncenio de Augusto B. Leguía. Para ser mais exato, foi o ano de 1924 em que Arguedas estudou o quinto primária no colégio de Abancay, dirigido pelos padres mercedários.