Por Que A Inteligência Artificial Necessita De Aulas De ética: “Nós Criamos Um Frankenstein”

Por Que A Inteligência Artificial Necessita De Aulas De ética: "Nós Criamos Um Frankenstein" 1

Imagine que você está dirigindo um carro eléctrico. Dada uma curva e vê frente a 5 operários que estão trabalhando na via. Você aperta o freio, mas o bonde não pára. Então vê uma saída: você poderá direcionar o bonde nessa direção e salvar os 5 homens.

Mas, infelizmente, nessa outra seção, existe um operário. Se você mete o bonde lá, vai matar essa pessoa, contudo salvará as algumas 5. Agora, suponha que você é um cirurgião de transplantes. Há 5 doentes que vão morrer se não ganhar órgãos de hoje.

  • 60 pontos por itens 2, de trinta KB
  • quatro Educação e neurociência: Casos modelo 4.1 Linguagem e literacia
  • Software de animação
  • Os que não têm nada ou quase nada a ver de perto com o foco
  • três Download EaseUS Data Recovery Wizard
  • 1934 Um dia de existência, d’um home
  • Se você fez um lenço infectado me contagiaré
  • Suas habilidades variam com cada projeto

Dois precisam de um pulmão de qualquer um; outros 2, os rins; e o quinto, um coração. Então chega à clínica, pra um diagnóstico de rotina, um homem jovem e saudável, cujo tipo sanguíneo coincide com o dos 5 doentes. É um doador melhor.

O único que deve fazer é matá-lo e compartilhar seus órgãos, entre os que devem. A explicação é que, no primeiro caso não há o contato físico; no segundo, sim. O bonde -uma máquina – cessar com a vida de um ser humano que não conhecemos, e isso é distinto do que matar com as próprias mãos. Assim, a frase “uma morte é uma tragédia, um milhão de mortes, uma estatística”, atribuída (erroneamente) a combinação soviética, é certa. A idéia de matar-nos repugna (para a maioria das pessoas).

Mas, mais ainda, a idéia de matar pessoalmente. Agora, como é possível programar a máquina pra que esta tome decisões parelhos? Não é uma pergunta teórica. A Inteligência Artificial (IA) e tuas versões anteriores, os algoritmos dos programas de computador, de imediato estão tomando decisões que afetam a nossa vida.

Um programa de pc imediatamente decidiu se você receberá um crédito ou não. Um programa de micro computador bem como podes solucionar pra onde vai o dinheiro do teu plano de pensões. A gestora Vanguard tem 112.000 milhões de dólares (97.000 milhões de euros) geridos por roboadvisors, quer dizer, roboasesores: robôs que optam onde investir o dinheiro.

a partir de 2010, o índice S&P500 das grandes organizações de Wall Street foi enviado por um de 145%, no entanto o número de consultores financeiros caiu em 3%. O motivo da queda? E onde começa a ética dos robôs? Voltar ao modelo inicial, o Metros de Vancouver ou Singapura ou, no futuro, os automóveis autônomos? Neste último caso, agora é um fator de indefinição para uma indústria que move a cada ano 700.000 milhões de euros: a dos seguros de automóvel.