União Europeia E A Postura Do Equador

União Europeia E A Postura Do Equador 1

A dificuldade do modo de integração da Comunidade Andina (CAN) com a União Europeia (UE) é o principal tópico que será analisada por este artigo, especificamente desde a presença do Equador. A integração andina tem enfrentado algumas problemas no decorrer de sua história, devido a divergências de feitio político entre seus participantes.

Isto fez com que seus objetivos tenham sido cumpridas parcialmente e que, em numerosos tópicos cruciais não exista uma posição comum. A colômbia e o Peru têm abordado de forma independente com terceiros, especificamente com a UE. Bolívia e Equador têm manifestado o teu desacordo perante os seus parceiros andinos e junto da UE a respeito as negociações de livre comércio.

Palavras-chave: Integração econômica, América Latina, Comunidade Andina, União Europeia, Comércio, Desenvolvimento. The complexity of the integration process between the Andean Community (CAN) and the European Union (EU) is the main topic discussed in this article, from the position of Equador.

a Andean integration você faced several challenges throughout its history, because of political differences among its members. This has meant that their objectives have been partially fulfilled and that in several fundamental issues common position has not been, enfim. Colômbia and Peru have to negotiate independently with third parties, particularly with the eu.

  • 14 Karel Ranke
  • Bonet: “Conseguiremos o sucesso se estamos 100 anos mais juntos”
  • O banquete
  • 6 a Luta contra Lúcifer

a Bolívia and Equador for their part have expressed dissatisfaction with their own Andean partners and with the EU on free trade negotiations. Keywords: Economic integration, Latin America, Andean Community of Nations, European Union, Trade Development. As negociações entre a CAN e a UE enfrentam dois grandes dificuldades. Por um lado, os desencontros políticos entre os países andinos e, por outro, as assimetrias em conexão à UE.

Estes são os principais obstáculos pra concretização de um acordo que abranja em tão alto grau aspectos comerciais, como políticos e de cooperação. A isso há que somar os traços estruturais das economias, a tua dependência e vulnerabilidade diante os mercados externos, como essa de as diferenças em matéria de política comercial entre os membros da localidade.

No que respeita aos principais mercados, o comércio da CAN é diversificado entre imensas regiões. Estados unidos da américa e a União Europeia representam 54% do intercâmbio comercial. A UE é o segundo superior parceiro mais significativo e constitui um mercado muito atrativo pros produtos andinos usuais, como a banana e o café.

As origens da CAN remontam ao Acordo de Cartagena, mais chamado de Pacto ou Grupo Andino, assinado em maio de 1969, por Bolívia, Colômbia, Chile, Equador e Peru. Durante a década de 80 toda a América Latina, foi presa de uma recessão de balança de pagamentos e de dívida. No início da década, os países andinos concentravam 20% da dívida latino-americana. Esta circunstância levou a que cada estado adotar programas de ajuste estrutural e deu começo a abertura forçada para os mercados externos, perante a direção do Fundo Monetário Internacional (fmi).