São diversas ilhas que conquistar. Diversos territórios a averiguar. Muitos caminhos a percorrer. Todavia, um enorme número de corporações cujo negócio é a inovação começa a despontar com nomes femininos com a cabeça. Google, Facebook, Microsoft, HP ou IBM (para indicar só outras companhias) são lideradas em Portugal por mulheres, uma alteração de paradigma, o que surpreende em um universo em que o sexo feminino representa apenas 24% do total de trabalhadores. Ninguém lhes tenha dado em nada, entretanto está claro que ainda há muito por fazer.
a Educação, a cultura, visibilidade e visão de negócio, de acordo com os quatorze depoimentos de alguns dos líderes que movem os fios da tecnologia no nosso estado. Porque custou, entretanto chegaram pra permanecer e reclamar o seu site. “Do Google, onde fazemos um trabalho constante por possuir uma cultura empresarial contrário, há mais de 4 anos elaborando programas como Made with Code, Woman TechMakers. Gênios que nos permitem ajudar o empoderamento da mulher no âmbito tecnológico”, lembra a diretiva de madrid. Nesta linha, indica, por sua parte, Pilar López, presidente da Microsoft Ibérica, porém lamenta que em algumas ocasiões é penoso recrutar mulheres pras empresas nesse setor.
Em linhas gerais, em Portugal, as mulheres representam só 18% dos profissionais do universo “tech”. A Microsoft está, porém, acima da média (com 37% das mulheres e 42%, no comité de direcção). “Eu sempre acreditei que a tecnologia não é domínio exclusivo dos homens, em razão de é um mundo de inovação apaixonante e do que se podes contribuir pra fazer coisas extraordinárias que modificar e melhorar o universo”, ressalta a diretiva.
- Gestão de Contadores Árabes Certificados (2012)
- setenta e um Incrível meio
- Abrir 2 novos locais para o primeiro trimestre do próximo ano
- MONTESQUIEU, Barão de – Do Espírito das Leis. Madrid: Cursos, 1980, 516 p
- o contato direto com O cliente
- 2 Agências não sectorizados
- 13:24 Ivan82 ->e de que time é o mais querido goleiro do mundo
- o romance poderia ser digna de um caminho por esses cenários
A Comissão Europeia estima que a paridade na indústria digital permitiria elevar o PIB da Combinação Europeia em por volta de 9.000 milhões de euros anuais. “A primeira coisa que temos que ter em mente é que o empoderamento da mulher é empoderar a população em geral. Sabemos que o acrescento da taxa de empregabilidade feminina traz vários privilégios económicos”.
Entre as pioneiras está Maria Cardoso, fundadora do Brazil Startup, que assim como colabora com a sua “receita”: conceder visibilidade à mulher, que se coloque na primeira linha de fogo e, especialmente, o serviço lado a lado com elas.
Aos seus 64 anos, esta jovem embaixadora do empreendedorismo pátrio tem vivido de perto a modificação social experimentado nos últimos anos. “A transformação é bestial em um setor, a tecnologia, onde fica mais do que provado que a gente tem todas as oportunidades ao nosso alcance e somos absolutamente livres pra solucionar”, anuncia, em declarações a esse jornal. Alega que o que as organizações precisam “de talentos e pessoas competitivas e poderoso” e, neste sentido, a Espanha está demonstrando em matéria de igualdade de género que está “muito avançada” e que não devemos invejar a ninguém.
Por esta causa, encontra respeitável que se produzam estas etapas para dar mais motivos pras mulheres no teu afã de promover o emprego. “Você deve vê-lo pra aspirar a sê-lo. Todos foram fontes para mim, esse negócio de pioneiras para ver que, como a mulher que eu notar que posso ser gerente geral de uma empresa”.
Um caso que qualifica como “uma realidade” e “não como uma fantasia”. No entanto estes referentes, para que utilizem, necessitam regressar a todas as idades, com especial atenção pros mais adolescentes. Teresa Encontra suma soma poupanças, pouco tempo atrás eleita diretora-geral da marca de telefones francesa Wiko Iberia, se apoia pela educação recebida no seio das famílias espanholas nas outras gerações como apoio para alcançar uma promoção profissional. “Apesar de não estar perto do desejado grau de igualdade, Portugal é um dos países europeus onde existe uma superior igualdade e respeito com as mulheres”.
Em sua posição, “ele continua lutando”, todavia a sua experiência diz-lhe que se conseguiram ceder passos sérias. “Há que começar por divulgar a tecnologia para as mais pequenas”, responde Marta Martínez, presidente da IBM Portugal. Com este objetivo, a multinacional norte-americana organiza, entre novas coisas, oficinas de robótica, iniciação à programação, desenvolvimento de jogos pra meninos e crianças de 6 e sete anos, ou workshops específicos pra criancinhas entre 10 e 15 anos.
“O que fazemos é tentar que os rapazes e moças conheçam, de um modo prático e divertido, as promessas que tem a tecnologia e, assim, despertar a sua curiosidade. Imediatamente mais no âmbito profissional, realizamos campanhas de divulgação pra promover as áreas STEM-disciplinas acadêmicas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática – mulheres e jovens e atrair o talento feminino”. “Você tem que começar na apoio e não frear o interesse pela tecnologia ou outros domínios tradicionalmente com maior presença masculina desde as primeiras fases da vida.